Madeiras
A Pisoclean® & Pek® tem excelentes soluções para madeiras. Confira abaixo nossas recomendações.

Assoalhos de madeira podem ser de tábuas corridas (tabuão), de tacos com diversos tamanhos, ou em Parquets. Todas deverão lixadas e tratadas, a maioria no próprio local e algumas antes mesmo de serem comercializadas.

Assoalhos novos:

O tratamento inicial poderá ser realizado com duas demãos de PSC Base e quatro de PSC Acabamento ou Acabamento Fosco LP. Pek Verniz Antigraf (fosco ou brilhante) também é ótimo e poderá substituir PSC Acabamento.

Assoalhos antigos:

O que determina a aparência e a limpabilidade de cada assoalho é sua camada superficial intacta (o tratamento inicial). Quando desgastado ou danificado, o piso sujará mais e ficará menos bonito. A eventual aplicação de Cera Especial LP ou PSC Acabamento, garantirá uma melhor convivência com o piso.

Pisos arranhados:

Se os riscos forem superficiais e não forem sentidos com o passar de uma unha, por exemplo, provavelmente sairão com o simples uso de Refine LP.

Se forem arranhões propriamente ditos, com cavidades, só poderão ser removidos se não tiverem ultrapassado a camada do tratamento inicial.
O tratamento deverá ser adotado em toda a área e não só nos locais arranhados. Obs.: A mesma recomendação servirá para remover manchas por álcool. Tratamento também recomendado para a correção de assoalhos tratados em geral.

1) Passe manualmente lixas para madeiras em folha grãos 80, depois a 150 e, por fim, a 220. - Faça a correção em um pedaço de diâmetro um pouco maior que o local afetado.
2) Limpe bem o local e aplique algumas demãos de Cera Especial LP em todo o piso. Adote a versão brilhante para pisos originalmente brilhantes e a fosca para pisos foscos.

Pisos ondulados ou demasiadamente gastos deverão ser lixados por completo. O procedimento é profissional.


Dicas de manutenção:

Para limpeza de assoalhos poderá ser utilizado detergentes neutros, tais como Limpeza Diária LP. Estes produtos deverão ser diluídos em água e aplicados sobre o piso com o auxílio de um pano limpo, umedecido e bem torcido (sem escorrer água). NÃO DEIXE ÁGUA ACOMODADA SOBRE A SUPERFÍCIE!

* Cuidado com o uso de produtos abrasivos como lixas, palhas de aço, sapólios ou esponjas tipo Scoth Brite em seu lado mais abrasivo. 

Recomendamos a utilização de feltro nos pés de móveis, capachos em passagens para áreas externas, proteção do produto contra excessiva exposição ao sol, proteção em locais onde há contato com umidade (de forma que esta não atinja o assoalho) e utilização de rodízios de poliuretano em cadeiras (rodízios de nylon são muito abrasivos).

Marca diversas (riscos superficiais) ou encardimentos deverão ser removidos com Refine LP, sempre puro e esfregado com o lado macio de uma esponja. Este produto faz verdadeiros milagres em todos os tipos de assoalhos.


Profissionais:

Muita gente crê que só é possível a restauração de assoalhos com máquinas específicas (discão ou rolo) - o que é verdade quando falarmos de pisos ondulados ou muito desgastados -, e desconhece técnicas e acessórios muito eficientes que podem ser usados em enceradeiras comuns. Através do lixamento com as seguintes telas abrasivas veja e aplicação dos produtos anteriormente citados, muitos assoalhos ficarão como novos. Isso amplia ainda mais os horizontes e possibilidades.