ÁREA RESTRITA
Se você já possui um cadastro, identifique-se.
Se você ainda não é cadastrado, solicite seu cadastro.
Empresa Biorremediação Produtos Clientes Links CONTATO
Sobre a Bioplus
Preservar a natureza biodegradando resíduos domésticos e industriais, este é o negócio da Bioplus.



+ Saiba mais
Notícias / Indústria química reduziu emissões
Indústria química reduziu emissões


Indústria química reduziu emissões

Em 2007, as emissões de dióxido de carbono (CO2) pelas indústrias químicas associadas à Abiquim caíram de 375 para 350 quilos por tonelada de produto fabricado, como resultado, principalmente, da redução da queima de combustíveis fósseis pelas empresas. O volume de água captada passou de 5,14 m3 por tonelada de produto em 2006 para 4,89 m3 por tonelada de produto em 2007. A redução representou economia aproximada de R$1,56 por tonelada de produto fabricado.

A queda no consumo de água é atribuída às melhorias nos processos produtivos e ao aumento no número de empresas que passaram a adotar sistemas de efluentes em circuito fechado. A diminuição no volume de efluentes lançados, para 1,89 m3 por tonelada de produto, resultou em uma economia de R$3,45 por tonelada de produto fabricado no ano passado. Os dados sobre o desempenho do setor nas áreas de segurança, meio ambiente, transporte e gestão de produto foram divulgados durante o 12º Congresso de Atuação Responsável, nos dias 17 e 18 de junho, no Novotel Center Norte, em São Paulo. O evento teve como tema central “A Sustentabilidade em Ação”. O levantamento, realizado pela Abiquim com base em informações enviadas por 122 empresas associadas, mostra a evolução dos resultados obtidos com a aplicação das diretrizes do Programa Atuação Responsável, lançado em 1992 no Brasil.

A adoção do Programa é obrigatória para todas as empresas associadas à Abiquim. O 12º Congresso de Atuação Responsável contou com a participação de convidados nacionais e internacionais, que realizaram palestras sobre diversos temas relacionados à sustentabilidade. Entre os convidados, estavam o então presidente da Braskem, José Carlos Grubisich; o representante da Associação da Indústria Química (JCIA) e do Conselho de Atuação Responsável do Japão (JRCC), Hiromi Yamaguchi; o rofessor da Fundação Getúlio Vagas (FGV), André Carvalho; a representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Cristina Montenegro, e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Adelaide Antunes.

Durante o evento, o vice-presidente executivo da Abiquim e presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos Para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim), Nelson Pereira dos Reis, e o membro do Conselho Diretor e coordenador da Comissão Executiva do Atuação Responsável da Abiquim, Antonio Rollo, assinaram convênio para incentivar empresas químicas de pequeno e médio porte a aplicar uma versão simplificada do Programa Atuação Responsável, por meio do Programa PreparAR. Em paralelo ao Congresso, foi realizado o IV Seminário Abiquim de Tecnologia e uma feira de exposição de produtos e serviços de fornecedores da indústria química. O evento promoveu discussão de assuntos como a utilização de matérias-primas renováveis, os padrões sustentáveis de produção e consumo, a gestão da segurança do trabalho na indústria e o novo regulamento da União Européia para comercialização de substâncias químicas, conhecido como Reach. O Congresso e o Seminário da Abiquim reuniram mais de 400 pessoas.






[ VOLTAR ]
 

2009 - Bioplus - Todos os direitos reservados


Matriz:
Campus do Vale - UFRGS
Av. Bento Gonçalves, 9500 Bloco IV - Prédio 43.421 - Sl. 107
CEP 91.501-970 - Agronomia
Porto Alegre - RS - Brasil



Filial:
Beco José Paris, 339
Condominio Mont' Serrat, Pavilhão 10
CEP 91 140 310 Sarandi
Porto Alegre - RS - Brasil