30 DE ABRIL
DIA DO PROFISSIONAL DE EVENTOS



CALENDÁRIO UBRAFE 2017

Bio Brazil Fair | BioFach America Latina e NaturalTech comprovam expansão do setor de produtos orgânicos e naturais

Quarta-feira, 14 de Jun de 2017


A procura por alimentos e demais produtos naturais, saudáveis e sustentáveis cresce a cada ano. A preferência do consumidor por essa categoria foi mais uma vez comprovada nas feiras simultâneas BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH, que tiveram sua 13ª edição encerrada no último sábado, 10 de junho, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

Juntos, os eventos receberam
25.664 visitantes (33% a mais que a edição anterior, em 2016), entre lojistas, compradores corporativos, profissionais da saúde e nutrição, atletas, educadores e público em geral, que vieram ao evento em busca das novidades de um segmento em franca expansão. Todos eles tiveram oportunidade de conhecer, degustar e comprar as novidades diretamente dos produtores e fabricantes.

À medida que aumenta a demanda, as empresas investem em oferecer mais opções para o mercado. A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH reuniram 404 expositores que apresentaram em torno de 1.200 lançamentos e destaques em produtos orgânicos certificados (alimentos, cosméticos, roupas e acessórios), naturais e de promoção da saúde (alimentos funcionais, probióticos e integrais, produtos vegetarianos e veganos, suplementos alimentares, cosméticos naturais, fitoterápicos e terapias complementares).

Para Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras – promotora do evento – o número de expositores 35% maior que no ano passado é um reflexo dessa expansão. "Começamos estas feiras 13 anos atrás, quando o mercado ainda era incipiente. Nesse período, acompanhamos e colaboramos para seu crescimento, profissionalismo e diversificação. Não temos dúvida que o futuro deste mercado será glorioso, e nossas feiras continuarão a representá-lo e a disseminar a cultura dos produtos orgânicos e naturais para o varejo e o consumidor final”.


Negócios

Para incrementar ainda mais os negócios, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH promoveram dois dias de Rodadas de Negócios entre 135 empresas expositoras e 15 compradores de cinco Estados e Distrito Federal, convidados pela organização.

A estimativa de negócios alcançada com as 416 reuniões projetou vendas de R$ 23,4 milhões para as empresas participantes pelos próximos 12 meses, valor quase 10 vezes maior que os R$ 2,47 milhões alcançados nas Rodadas da edição passada.

As reuniões, pré-agendadas e realizadas num ambiente reservado fora dos estandes, colocaram os expositores participantes em contato direto e pessoal com grandes clientes potenciais, como Walmart Brasil, Grupo Pão de Açúcar e Mundo Verde, entre outros.


Pesquisa inédita

A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH abriram espaço para uma ampla programação técnica com mais de
100 horas de fóruns, seminários, congressos, palestras, oficinas e outras atividades que colaboraram para a capacitação dos profissionais do setor e ampliaram a visibilidade dos produtos naturais entre produtores, processadores, distribuidores, lojistas, agentes públicos, educadores e consumidores finais.

Entre as muitas atividades, o Fórum Internacional de Produção Orgânica e Sustentável revelou a primeira pesquisa realizada no Brasil sobre o perfil do consumidor de produtos orgânicos, coordenada pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (ORGANIS).

Foram entrevistadas 905 pessoas em nove capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre e Goiânia. Segundo o ORGANIS, a pesquisa concluiu, entre outras coisas, que 15% da população urbana são consumidores de produtos orgânicos, em especial a região Sul, onde o consumo é o dobro da média nacional. Verduras, legumes e frutas são os alimentos mais consumidos, mas há disposição de introduzir outros produtos orgânicos nos hábitos de consumo.


Confira o depoimento dos expositores:

"É o segundo ano que participamos da feira, e achei esse ano mais legal do que em 2016. O espaço está mais organizado e, como consumidor, a mudança é positiva. O segundo andar recebeu  marcas interessantes e o fluxo ficou melhor, pois as pessoas foram obrigadas a dar a volta em tudo para subir ou descer do pavilhão e assim puderam passar por quase todos estandes . Tive relacionamento positivo com novos clientes e pude conhecer pessoalmente clientes antigos que só havia entrado em contato através e-mail.”
Gabriel Daniel, Administrador da BR Spices

"Foi nosso primeiro ano na feira e nos surpreendeu. Foi muito legal e senti o público engajado, realmente preocupado com a alimentação. Vendemos bastante e trocamos contatos com novos clientes. Muitos lojistas de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco visitaram nosso estande”.
Karin Jampietro, diretora da Cogushi

"Participamos pela primeira vez da Naturaltech e gostamos muito, nos identificamos com o público, com a feira e fechamos muitos negócios. Foi bastante oportuno para estarmos entre as maiores empresas do mercado. Em breve, teremos representantes na região Sudeste. Com certeza estaremos nas próximas edições”.
Gabriel Terra, diretor da Qualicoco

"A participação foi muito boa, o público é seleto e interessado em saber a procedência dos produtos. Gostaram bastante do que apresentamos, pois trouxemos grande variedade, entre eles queijo, manteiga, doce de leite, cogumelo fresco, requeijão e manteiga, todos de agricultura familiar. A feira cresceu bastante, esteve cheia desde o primeiro até o último dia, e fechamos muitos negócios”.
Conrado Miranda Ávila, diretor da DNA Caipira

"Esta foi a primeira vez que participamos da Naturaltech. Ficamos surpresos com o interesse dos visitantes pela missão da empresa, vieram nos procurar querendo conhecer e saber mais sobre nós, além dos nossos produtos e das novidades, como o lançamento das massas. Para nós é muito válida a experiência na feira”.
Thione Diaz, analista de Marketing da Barilla

"A Dodani Orgânicos tem apenas seis meses e participando da feira pudemos divulgar nossa marca de produto orgânico exclusivo para criança e estreitar o relacionamento com novos clientes. A feira foi positiva para a marca e recebemos muitos compradores do Norte e Nordeste”.
Jonas Trapp Heitling, Comercial da Dodani Orgânicos

"Participamos pela primeira vez da feira como expositor e achamos interessante, tivemos bastante procura tanto de empresas nacionais quanto internacionais de diferentes segmentos, como ração animal, milho e soja. Fizemos muitos contatos, e nossa participação foi bem positiva”.
Francisco Rezzuto, diretor-executivo da R & R Organic Group 

"Em relação ao ano passado a feira teve uma proporção muito maior, com empresas especializadas e naturais. Ficamos em um estande grande e tivemos ótimas vendas, vendemos tudo que estava exposto, foi um sucesso! Fizemos negócio direto e contato com novos clientes. No ano que vem, vamos querer um estande ainda maior”.
Barbara Henrille, coordenadora de Marketing da Marambaia

"Esta é a quinta vez que participamos da feira e cada vez é mais surpreendente e conseguimos alcançar um maior número de pessoas. Percebemos que o consumidor não está preocupado apenas com a marca, e sim em fazer um consumo consciente do que faz bem para a sua própria saúde. Fechamos muitos negócios e outros estão encaminhados”, comemora.
Guilherme Lima, gerente Financeiro da Bioart Biocosméticos

"A feira acrescentou potencial de vendas, a divulgação foi boa e a aceitação do cliente para um produto orgânico está 100%, uma tendência de mercado. Nos últimos anos, nossa empresa vem aproveitando o crescimento abundante de orgânicos, o que em 2002, com o pioneirismo, não era fácil. Na feira, conseguimos reposicionar a marca. A ideia é fazer o cliente entrar na história da empresa e vivenciar um pouco do que é a agricultura orgânica”.
José Alexandre Ribeiro Filho, CEO da Café IAO

"Essa é a nossa primeira participação na feira. A Simple Organic foi lançada há três meses no mercado e fomos surpreendidos positivamente com a força da marca. Nos quatro dias, o estande esteve sempre cheio, fechamos bons negócios e 70% do nosso estoque aqui na Bio Brazil Fair foi vendido”.
Juliana Berben Brock, gerente de Negócios da Simple Organic


SERVIÇO

BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2017 – 13ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
NATURALTECH 2017 – 13ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde
Realizadas de 7 a 10 de junho (quarta a sábado), no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera
Promoção/Organização: Francal Feiras

Parceiros BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA
- Colaboração: NürnbergMesse
- Patrocínio: Itaipu Binacional
- Apoio: AAO (Associação de Agricultura Orgânica), Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Organic Food Fest
- Apoio Institucional: Câmara de Comércio Brasil-Canadá e Câmara de Comércio Mercosul

Parceiros NATURALTECH
- Apoio Oficial: ABCFARMA – Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico; ANFARMAG - Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais; e SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.biobrazilfair.com.br / www.naturaltech.com.br




JURÍDICO

LEGISLAÇÃO E NORMAS

LEI GERAL DO TURISMO E DECRETO

Com base na Lei Geral do Turismo somente poderão exercer a atividade no setor de eventos as denomina

LER MAIS

CONVÊNIOS

CONHEÇA NOSSOS CONVÊNIOS

DIVERSOS CONVÊNIOS PARA SUA COMODIDADE

É a entidade que representa o setor de promoção comercial nacional e internacionalmente junto a todo

LER MAIS

Entrevista

Mariane Ewbank, diretora da Fulstandig Shows e Eventos

Diretora da Fulstandig, empresa associada à Ubrafe, fala sobre segmento de logística na atualidade e o papel da IELA, entidade mundial na qual é Chairwoman

LER MAIS



Couromoda chega aos 45 anos com nova logomarca e mais oportunidades para o setor calçadista

Entrevista exclusiva com Jeferson Santos, diretor da Couromoda, sobre a história da empresa, novidades do setor e as expectativas dos novos eventos ainda para este ano de 2017 da promotora.

LER MAIS